Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Os Hipopótamos Foram Cozidos em Seus Tanques

" Muitos autores iniciantes buscam uma narrativa rápida, natural, mais próxima da fala que da escrita formal. Montam seus personagens principais baseados (de propósito ou não) neles mesmos, em seus amigos e em seus heróis. Almejando o que se propõe uma narrativa urbana, próxima da própria realidade, buscam inspiração em suas próprias experiências, ainda que sem grande compromisso com a verdade. Não percebem seus colegas fazendo o mesmo, não percebem que tudo já foi feito antes." Amália Pimenta, para a Conhecimento Prático Literatura, nº36.
     Antes de tais palavras, foi dito em relação a autores e blogs que " no afã de chamar a atenção em um mar de outros escritores, bons ou ruins, grande parte dos autores parece acometida de uma necessidade de desconstruir a linguagem ou a própria literatura.".
    Mar de outros escritores. Frustrante e aterrador. Um em meio a tantos. É desnorteador pensar num plano real e a nível global. Sempre se questionará quanto a sua importância individual. Dentre tantos outros escritores, competentes ou não, poderia ter alguma importância ou talento? Eis que surge a insegurança. O sentimento, tão normal e companheiro fiel, leva a repetição incessante mar de outros escritores, mar de outros escritores, mar de outros... tchibum! Perde-se toda a individualidade que sempre acreditou-se ter...mar. Ser apenas mais um se torna um tabu, a constatação dessa realidade leva a um mar de outras constatações, consequentemente a um efêmero caos; muitas vezes só ao caos, a efemeridade não suporta a rotina: tudo é tão repetitivo, tal qual o caos se tornará.
    Desconstruir a linguagem ou a própria literatura... é claro! nunca fizeram isto antes, totalmente inédito! "Literatura é tão chata, cheia de arcaísmos, vamos reinventar", extremamente fácil: coloque um vampiro no contexto da história mais batida que encontrar.
    Já desconstruiram Machado de Assis. A Semana da Arte Moderna foi em 22. Parece que toda a liberdade conquistada por Oswald de Andrade e sua trupe já está ultrapassada. A vvvvvvvvvvvelocidade do século passado é tão insuportável que precisamos de mais rapidez, demora muito pra se escrever "você" ou "achar", vc ñ axa?
    A ficção substitui a metafísica, parece que esta é recheada dos repudiados e funestos bons costumes!
    Porque afinal, é insuportável o chiado do vinil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário