Antes de tais palavras, foi dito em relação a autores e blogs que " no afã de chamar a atenção em um mar de outros escritores, bons ou ruins, grande parte dos autores parece acometida de uma necessidade de desconstruir a linguagem ou a própria literatura."." Muitos autores iniciantes buscam uma narrativa rápida, natural, mais próxima da fala que da escrita formal. Montam seus personagens principais baseados (de propósito ou não) neles mesmos, em seus amigos e em seus heróis. Almejando o que se propõe uma narrativa urbana, próxima da própria realidade, buscam inspiração em suas próprias experiências, ainda que sem grande compromisso com a verdade. Não percebem seus colegas fazendo o mesmo, não percebem que tudo já foi feito antes." Amália Pimenta, para a Conhecimento Prático Literatura, nº36.
Mar de outros escritores. Frustrante e aterrador. Um em meio a tantos. É desnorteador pensar num plano real e a nível global. Sempre se questionará quanto a sua importância individual. Dentre tantos outros escritores, competentes ou não, poderia ter alguma importância ou talento? Eis que surge a insegurança. O sentimento, tão normal e companheiro fiel, leva a repetição incessante mar de outros escritores, mar de outros escritores, mar de outros... tchibum! Perde-se toda a individualidade que sempre acreditou-se ter...mar. Ser apenas mais um se torna um tabu, a constatação dessa realidade leva a um mar de outras constatações, consequentemente a um efêmero caos; muitas vezes só ao caos, a efemeridade não suporta a rotina: tudo é tão repetitivo, tal qual o caos se tornará.
Desconstruir a linguagem ou a própria literatura... é claro! nunca fizeram isto antes, totalmente inédito! "Literatura é tão chata, cheia de arcaísmos, vamos reinventar", extremamente fácil: coloque um vampiro no contexto da história mais batida que encontrar.
Já desconstruiram Machado de Assis. A Semana da Arte Moderna foi em 22. Parece que toda a liberdade conquistada por Oswald de Andrade e sua trupe já está ultrapassada. A vvvvvvvvvvvelocidade do século passado é tão insuportável que precisamos de mais rapidez, demora muito pra se escrever "você" ou "achar", vc ñ axa?
A ficção substitui a metafísica, parece que esta é recheada dos repudiados e funestos bons costumes!
Porque afinal, é insuportável o chiado do vinil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário